quinta-feira, 29 de julho de 2010

Na espera do que não virá

Na Folha de São Paulo – comento em seguida
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, disse nesta quinta-feira que "deplora" a referência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à crise de seu país com a Venezuela como "um caso de assuntos pessoais". Na véspera, Lula afirmou que há apenas um conflito verbal entre os dois países e não uma disputa mais grave.
"Uribe deplora a forma com a qual Lula, com quem cultivamos as melhores relações, tenha se referido a nossa situação com a República Bolivariana da Venezuela como se fosse um caso de assuntos pessoais", diz um comunicado da Presidência, que critica o brasileiro por ter ignorado a ameaça que representa a presença de guerrilheiros colombianos em território venezuelano.
O comunicado diz ainda que Lula desconhece o esforço colombiano para buscar soluções através do diálogo. "Repetimos com todo o respeito ao presidente Lula e ao governo do Brasil que a única solução que a Colômbia aceita é que não se permita a presença dos terroristas em território venezuelano".
Comento
O desdém com que nosso Guia trata o conflito, reduzindo-o a uma briguinha entre dois colegiais, pode parecer até ignorância, mas neste exclusivo caso, não é. Inclusive, o embaixador brasileiro em Bogotá recebeu ordem explícita para não se pronunciar, exatamente para não colocar mais lenha na fogueira. O que me espanta é a ingenuidade de Uribe, esta sim de um meninote. Pedir ao governo brasileiro para intermediar o conflito é como pedir ao advogado do réu que também atue na promotoria do processo. Lula só fará isto no dia em que se tornar abstêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário