quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ciro passará pela história

Um estadista só o é porque defende suas idéias e as permeia entre seu povo. A história nos deu bons e maus estadistas. Nos deu George Washington, Winston Churchill, Franklin Delano Roosevelt, John Fitzgerald Kennedy, Juscelino kubitschek de Oliveira, Fernando Henrique Cardoso, mas também nos deu Nero Cláudio César Augusto Germânico, Josef Stalin, Vladimir Ilitch Lenin, Benito Amilcare Andrea Mussolini e Adolf Hitler, só para citar alguns.
Todo estadista é um político mas nem todo político se torna um estadista. O estadista escreve a história, o político passa por ela.
Chego ao ponto:
Na folha de São Paulo - concluo em seguida
O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou nesta quinta-feira que é "disciplinado" e que vai apoiar a candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT) porque é uma decisão de partido.
Após um almoço de mais de uma hora com a petista, Ciro evitou dizer se vai participar da propaganda eleitoral da petista na TV. Segundo ele, seu empenho na campanha dependerá de suas "preocupações com o futuro do país".
Esse foi o primeiro encontro de Ciro com Dilma desde que o PSB rejeitou sua candidatura presidencial em troca da aliança com a petista.
"O apoio nunca esteve em discussão. Meu partido tem uma posição formal e eu sou disciplinado. [...] Quanto a engajamento e entusiasmo, na medida em que as minhas preocupações com o futuro do país vão se revelando, vai aumentando meu entusiasmo."
O deputado afirmou que ainda não concorda com o caminho escolhido pelo PSB nas eleições e lembrou sua relação pessoal com Dilma a quem chamou de "velha amiga".
"Eu considero ainda que meu partido não tomou a posição correta, tomou a decisão errada e acho que a democracia brasileira perdeu a oportunidade de ampliar o debate e a discussão, mas como eu amo a democracia, e na democracia não são as opiniões individuais que devem prevalecer, deve prevalecer da maioria", afirmou.
Ciro disse que está disposto a receber Dilma para campanha no Ceará. "Você acha que se chegar lá uma pessoa como a Dilma, eu não vou receber? De maneira alguma."
Questionado se saiu diferente do almoço, Ciro foi irônico. "Estou com a mesma camisa e gravata", afirmou.
Após a decisão do PSB de não lançar candidatura própria, Ciro atacou Dilma e chegou a dizer que o candidato do PSDB, José Serra, era "mais preparado" para enfrentar qualquer crise nos próximos anos e afirmou que não participaria da campanha. A reconciliação de Ciro e Dilma teria sido patrocinada pelo presidente do PSB e governador Eduardo Campos (Pernambuco).
Concluo
Se há algum tempo Ciro era uma "promessa", uma boa aposta em tornar-se um estadista, hoje definitivamente demonstrou que não. É apenas mais um político a serviço de seu partido e que o segue, mesmo divergindo de suas decisões. Nem o fato de ter sido feito de tolo por Lula, ter sido impedido até de apoiar seu irmão, o candidato Cid Gomes, desdizer sua recentíssima afirmação de que Serra é o melhor para o Brasil, o fez desobrigar-se do partido. Ciro passára pela história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário